“O óbvio também precisa ser dito”. Quem já ouviu essa frase, levante a mão! Parte do nosso vocabulário popular, ela costuma ser proferida sempre que alguém parece não notar algo que está diante dos seus olhos. E seguindo a linha do que essa expressão representa, nós nos sentimos no dever de afirmar: advogado, existem oportunidades de ganho que são óbvias, mas que você ainda não está aproveitando. 

Mas calma! Embora soe bastante dura, essa declaração tem por propósito apenas alertá-lo para as chances que estão lhe escapando e que poderiam fazer uma grande diferença em sua carreira. Não há nenhuma intenção de julgar suas estratégias ou competências.

Como uma firma que acompanha de perto o trabalho de inúmeros profissionais do direito, e que têm como missão ajudá-los a ir além, fornecendo ferramentas diferenciadas para isso, nós sabemos bem que, por vezes, é necessário ter uma força externa nos apontando o caminho. Nos ajudando a enxergar novas possibilidades. 

E é justamente o que almejamos com este texto. Queremos ser essa figura parceira e lhe mostrar que, com maior frequência do que imaginamos, as alternativas mais simples e óbvias são as mais surpreendentes.

Confira!

.

1. Explorar novos mercados: uma oportunidade de ganho para quem não tem medo

“Como assim explorar novos mercados é uma oportunidade de ganho?” — você deve estar se perguntando. E a resposta é simples e objetiva: quem se acomoda, não cresce. 

É parte da natureza humana gostar de situações estáveis e ambientes seguros. No entanto, quando se trata da vida profissional, principalmente no cenário jurídico, o receio de arriscar e desbravar novos mercados pode impedir o alcance do sucesso almejado. 

E não são raros os advogados que passam por conflitos nesse sentido. 

Por exemplo, para um profissional que construiu uma sólida reputação no meio previdenciário, a ideia de tentar conquistar negócios na área de consultoria tributária pode não fazer muito sentido, numa primeira análise. “Por que largar o certo pelo duvidoso?” — é o pensamento. 

No entanto, a mentalidade deve ser outra. Diante das constantes mudanças que o mundo experimenta, provocadas pelo avanço tecnológico, e pelos novos padrões econômicos e sociais, a multidisciplinaridade tem se tornado uma competência muito valorizada. 

Por isso, faça o exercício de olhar para a sua atual carteira de clientes e refletir sobre esses três pontos: (i) que outras necessidades jurídicas esses contatos têm; (ii) a quem eles recorrem para suprir essas demandas; (iii) quais soluções o seu escritório pode oferecer para ajudá-los com elas. 

Realizando essa análise, você perceberá de forma mais clara as chances que está perdendo de absorver demandas de seus clientes que hoje são atendidas por outros players do mercado. Pense no seguinte: não seria mais fácil para eles contar com o apoio de um escritório em que já confiam? 

Sendo assim, por que não se permitir atuar em uma nova área e expandir seu horizonte de oportunidades de ganho?

.

2. Teses jurídicas: alternativa para quem não se importa em seguir tendências

Mainstream é um termo muito utilizado no meio cultural para designar algum produto, comportamento ou tendência que está em alta; que se tornou popular. E embora descreva um fenômeno corriqueiro, é uma palavra que também pode vir carregada de julgamento: “aquilo que é mainstream não é bom, pois não é exclusivo”.

E essa mesma contrastante atribuição de valor para aquilo que é exclusivo e aquilo que é popular atinge o contexto jurídico, principalmente no que diz respeito à aplicação de teses. 

Para muitos juristas, às vezes pode não fazer sentido aproveitar o momento de alta de uma tese, só para não “fazer o que todos estão fazendo”. Contudo, essa mentalidade é limitante, podendo impedir o aproveitamento de ótimas oportunidades de ganho. 

A verdade é que é justamente no seu pico de popularidade que uma tese deve ser aproveitada. 

Tomemos como exemplo a “Tese do Século”. Como seu próprio nome já denota, ela entrou para o rol de teses jurídicas mais importantes do país, tratando de uma questão tributária que se provou mais complexa do que parecia ser, a princípio: a constitucionalidade ou não da exclusão do ICMS da base de cálculo do PIS e da COFINS. 

Tendo começado a ser debatida pelo Supremo Tribunal Federal em 2017, ela movimentou o judiciário do país com novas ações, bem como a própria mídia, que prestou cobertura completa ao caso. No entanto, muitos advogados e empresas se contiveram no momento de apostar na tese e ajuizar processos sobre ela, esperando antes um resultado definitivo por parte do STF. 

O resultado? Bem, as ações abertas logo no início da discussão do tema foram beneficiadas com a aplicação plena da tese — a possibilidade de excluir o ICMS pago sobre PIS e COFINS nos últimos 5 anos. Já aquelas que esperaram o encerramento do caso, que se deu em meados de 2021, sofreram com a chamada modulação de efeitos, que determinou que as ações abertas depois da data inicial do debate teriam direito somente à aplicação parcial dos efeitos da tese. 

Sendo assim, fica a lição: se tratando de teses, arriscar-se é sempre uma alternativa a se considerar. Então, da próxima vez que vir uma ação jurídica em alta, não fique com receio de “seguir a maré”. Pode ser que no final da jornada você encontre inúmeras e surpreendentes oportunidades de ganho.

.

3. Formar parcerias: oportunidade de ganho para quem não não teme jogar em equipe

Essa é outra realidade bastante óbvia, mas que precisa muito ser reafirmada: enfrentar os desafios do mercado acompanhado de aliados é muito mais fácil do que sozinho. 

Portanto, não hesite em formar parcerias com profissionais alinhados aos seus princípios e ideais, porque isso não vai travar suas conquistas, só vai te levar mais longe. 

Por conta dos altos índices de competitividade no mercado jurídico, que a cada ano recebe uma gigantesca leva de novos profissionais, muitos advogados se prendem a um pensamento mais individualizado. Incansavelmente, se dedicam a traçar estratégias que os destaquem em meio a concorrência, que impulsionem seus escritórios e lhes garantam os melhores resultados. 

E não, nada disso está errado. O ponto-chave aqui é que, por vezes, os esforços que você faz sozinho podem ser potencializados pela parceria correta. 

Aproveitando para consolidar o que falamos nos tópicos anteriores, vamos analisar um novo exemplo. 

Imagine um advogado especialista em direito financeiro que quer abraçar uma nova área de atuação, auxiliando seus clientes em demandas relacionadas a teses tributárias. Como você acha que ele teria mais facilidade em se adaptar, de maneira ágil, às exigências desse novo mercado: dedicando anos de estudo para se tornar mais familiarizado com as temáticas tributárias ou formando parceria com outro escritório que já detém o conhecimento e as ferramentas necessárias para atuar no meio fiscal? 

Certamente, a solução mais rápida seria seguir o segundo caminho, buscando parceiros de confiança para firmar aliança. Lógico que nada substitui o estudo que se fará também necessário para que esse advogado compreenda melhor a área tributária. Porém, para que ele otimize sua performance e garanta bons resultados enquanto aprende, a primeira alternativa é ideal. 

Por isso, se você quer encontrar formas de fechar mais e melhores negócios, considere sempre que uma parceria de excelência pode ser o segredo para destravar ótimas oportunidades de ganho. 

.

A Aliança Tributária como oportunidade de ganho — muito além do aspecto financeiro

Pensando em fortalecer e impulsionar as estratégias de inúmeros escritórios de advocacia pelo Brasil afora, a SW Advogados desenvolveu a Aliança Tributária, um modelo diferenciado de colaborações jurídicas. 

Na nossa rede, os profissionais têm a possibilidade de alçar voos na área fiscal, ainda que não detenham grandes especializações na área. Isso porque a SW coloca à disposição de todos eles um portfólio robusto, com soluções eficazes e inovadoras, bem como um time técnico multidisciplinar e altamente qualificado para lidar com suas demandas jurídico-tributárias. 

Assim, esses advogados podem contar com o nosso apoio e atender de forma precisa e personalizada os seus clientes, agregando valor aos seus próprios escritórios. Tudo isso ainda com a oportunidade de trocar conhecimentos e colaborar com os demais profissionais envolvidos na Aliança. 

Uma experiência enriquecedora e que garante oportunidades de ganho que não se limitam ao aspecto financeiro. 

.

Quer entender mais sobre a Aliança Tributária e saber como podemos impulsionar as estratégias do seu escritório? Entre em contato conosco!