Com a conscientização dos empresários brasileiros acerca da importância da conformidade fiscal, questões tributárias ganham cada vez mais destaque, protagonizando muitos dos principais debates que hoje têm lugar no meio corporativo. Pautas como reforma tributária, elisão fiscal e planejamento tributário são bons exemplos disso.

E à medida que cresce entre os negócios a preocupação com tais temas, aumenta também a demanda por soluções que garantam melhores práticas fiscais e um cumprimento mais eficiente da legislação vigente. Isso resulta em uma maior valorização da área tributária, no todo, bem como dos profissionais que nela atuam – como os advogados, por exemplo.

Mas para que possam aproveitar plenamente as oportunidades que têm surgido no mercado em decorrência de uma percepção mais clara de como questões fiscais afetam as empresas, os juristas precisam estar devidamente preparados. Apenas se possuírem as especializações devidas é que poderão assegurar o sucesso de suas carreiras na área fiscal.

E é justamente sobre especializações tributárias que queremos tratar neste texto. A fim de que você, profissional da esfera jurídica, que já atua ou pretende atuar no meio tributário, tenha o respaldo necessário para sobressair à concorrência e realizar bons projetos e negócios, resolvemos explicar como especializar-se em temas fiscais pode ser fundamental para transformar sua carreira. Confira:

Especializações tributárias aprimoram conhecimentos

Considerando todo o crescimento que a área tributária vem experimentando, atuar profissionalmente nesse meio pode ser bastante vantajoso, tanto a curto quanto a longo prazo.

Para os advogados, a busca das empresas por auxílio na defesa de teses de isenção e redução de tributos ou em ações na esfera judicial, por exemplo, pode significar mais e melhores projetos para se trabalhar, resultando em uma expansão da carteira de clientes e dos lucros. No entanto, para que possam oferecer assistência, soluções e serviços de qualidade e, assim, se tornarem reconhecidos no mercado corporativo, esses profissionais precisam ter um conhecimento técnico bastante profundo acerca do mundo tributário. 

Entender o funcionamento do sistema fiscal do país, como as leis são aplicadas e de quais formas é possível diminuir os custos tributários de um negócio são conhecimentos fundamentais àqueles que atuam ou têm intenção de atuar nesse meio, mas que apenas podem ser aprendidos mediante estudos específicos.

Especializações tributárias proporcionam autoridade

Além de garantir os conhecimentos necessários para lidar com as mais diversas questões que venham a surgir em um projeto ou outro, especializações tributárias também servem como respaldo aos profissionais, endossando suas ações e, assim, afirmando-os como figuras de autoridade no meio em que se propõem a atuar. E isso certamente é uma vantagem, posto que contribui para que se possa sobressair à concorrência. Afinal, ter uma maior e melhor expertise é um ótimo fator de “desempate”.

Dessa forma, aqueles profissionais da área jurídica que buscam construir uma carreira de renome no âmbito fiscal não podem ignorar o investimento em especializações. Elas são o primeiro degrau que conduz a uma carreira de sucesso como tributarista.

Especializações levam além

Depois de tudo o que expusemos aqui, cabe apenas ressaltar que especializações têm um papel fundamental na construção de um bom profissional tributário. Para se destacar entre a concorrência, para embasar decisões e para provar autoridade perante o mercado, o conhecimento que elas proporcionam são imprescindíveis, independentemente do nicho fiscal em que se irá atuar, ou das atividades e serviços que se pretende realizar e oferecer. Portanto, advogados devem enxergá-las com um verdadeiro investimento ao futuro de suas carreiras. 

.

Gostou do texto? Esses são apenas alguns exemplos de como as especializações tributárias podem transformar a sua carreira jurídica Para obter mais orientações e sugestões sobre como melhorar a sua performance na advocacia, confira nossos outros conteúdos.