À medida que a preocupação das empresas brasileiras em zelar pelo bom desempenho de suas atividades fiscais aumenta, o interesse por atuar na área tributária também cresce entre profissionais de inúmeras áreas.  Advogados, por exemplo, movidos por tal mudança de percepção das corporações, têm apostado grandemente no Direito Tributário, enxergando-o como uma alternativa bastante promissora para suas carreiras. 

E para mostrar que tais apostas são mais certeiras do que arriscadas, fizemos este texto. Com ele, queremos lhe ajudar a perceber que a área fiscal é um nicho de atuação com grande potencial e que atuar com Direito Tributário pode revolucionar a sua carreira jurídica.

Confira: 

Inúmeras possibilidades 

O Brasil hoje está no topo da lista de países em que se leva mais tempo para calcular e pagar impostos. Segundo o relatório Doing Business, divulgado este ano pelo Banco Mundial, as empresas brasileiras despendem, por ano, uma média de 1.501 horas para cumprir as regras do Fisco. E não é apenas isso. Com uma legislação complexa, onerosa e dinâmica, em que cerca de 52 normas são editadas por dia útil, o peso das responsabilidades tributárias é ainda maior sobre as empresas. 

E diante desse cenário tão caótico, o esforço para promover o trabalho de especialistas em Direito Tributário é mínimo. Por outro lado, as oportunidades disponíveis são bastante numerosas e diversas. 

Ao optar por aprofundar seus conhecimentos na área tributária, os advogados terão um leque quase ilimitado de possibilidades, afinal, uma assistência fiscal de qualidade se faz necessária a todas as empresas que quiserem evitar o risco de comprometer o desempenho no mercado em que atuam, seja ele qual for. 

Remunerações altas 

A grande maioria dos consultores em Direito Tributário cobram por seus serviços a partir da quantidade de horas gastas na execução de um determinado projeto; além disso, é muito comum estabelecer valores comissionados. Assim, a remuneração desses profissionais acaba atingindo níveis altos, rendendo ganhos bem expressivos. 

Mas deve-se ter em mente que obter recompensas consideráveis atuando na área fiscal depende de muito empenho e dedicação. É preciso estar disposto a estudar; a buscar novos conhecimentos e experiências. 

Liberdade e autonomia

Certamente, um dos principais motivos para se buscar novos rumos na carreira é o desejo de se ter mais liberdade e independência. E para os advogados isso não é diferente; eles também procuram por mais autonomia em suas atividades profissionais. Não à toa, portanto, que o Direito Tributário tem cada vez mais lhes despertado o interesse.  

Escolher atuar com consultoria fiscal está muito atrelado a escolher ser dono do próprio negócio. Afinal, há poucas firmas que atuam exclusivamente com direito tributário. Assim, é preciso constituir uma empresa e desenvolver um plano de negócio próprio — o que é desafiador para o profissional, mas também muito gratificante. Ele poderá, por fim, deixar suas marcas pessoais em seus projetos, construindo um legado de méritos exclusivamentes seus.

Além dessa alternativa, para aqueles que desejam não só liberdade, mas também segurança, é possível ainda buscar parcerias com empresas e escritórios que já atuam na área. Como membro de franquias, redes colaborativas ou sociedades, por exemplo, o advogado ainda terá a chance de gerir um negócio próprio , mas contará com o respaldo de uma marca já conhecida e aprovada no mercado. 

A Aliança Tributária

Exclusivamente focada na área fiscal, a Stürmer & Wulff opera em associação com outros escritórios de advocacia* por meio da Aliança Tributária, um modelo novo de colaborações na área jurídica.

Oferecendo aos profissionais desse meio a oportunidade de expandir o horizonte de suas firmas, adicionar novos serviços ao portfólio e adquirir conhecimentos técnicos mediante a execução de projetos tributários pautados em tecnologia e no saber de um grupo de especialistas renomados, a Aliança Tributária promove não só o fortalecimento de seus escritórios associados, mas também a entrega de serviços fiscais de excelência aos seus clientes.

Para entender mais sobre essa proposta de parceria e descobrir os benefícios que ela pode oferecer tanto à sua carreira na advocacia quanto ao seu escritório, entre em contato conosco.

.


*Nos termos do art. 39 do Regulamento Geral do Estatuto da Advocacia e da OAB e do Provimento no 112/2006 do Conselho Federal da OAB