Santa Catarina e Espírito Santo são os únicos estados brasileiros que se posicionaram e definiram a não incidência do ICMS sobre TUST e TUSD (Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Transmissão e Tarifa de Uso dos Sistemas Elétricos de Distribuição). A informação é de um levantamento realizado pelo Portal Jota

Ainda que as unidades federativas tenham reduzido suas alíquotas de ICMS incidentes sobre combustíveis, energia elétrica e comunicações, a maioria dos estados não se manifestou acerca desse importante apontamento da Lei Complementar nº 194/2022

A legislação insere serviços de transmissão e distribuição e encargos setoriais vinculados às operações com energia elétrica no artigo 3º da Lei Kandir. O trecho em questão disserta sobre os segmentos sem incidência do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).  

De acordo com o mapeamento realizado pelo Portal Jota, os estados de Santa Catarina e Espírito Santo oficializaram a não incidência do ICMS sobre TUST e TUSD nos mesmos atos normativos publicados acerca da energia elétrica, combustíveis e comunicações. 

É importante lembrar que, ainda que as unidades federativas não expressem seus posicionamentos, a legislação complementar possui efeito imediato — fazendo com que os estados e o Distrito Federal não possam mais autuar contribuintes pelo não recolhimento do imposto nessas tarifas. 

Para especialistas tributários da SW Advogados, o silêncio acerca do TUST e TUSD faz com que seja possível compreender a complexidade da carga tributária brasileira — tendo em vista um cenário em que entes federativos não trazem segurança jurídica aos contribuintes. 

.

Fique por dentro dos posicionamentos do Superior Tribunal de Justiça (STJ) acerca dos processos em trâmite que se referem a essa temática acompanhando nosso blog. Nossos especialistas estão atentos às movimentações, e sempre à disposição para tirar suas dúvidas. Clique aqui.