A carga tributária brasileira bruta (CTB) alcançou a marca de 33,9% do Produto Interno Bruto do país em 2021. O cálculo é relacionado aos índices do Governo Geral — Governo Central, Estados e Municípios. A informação é do Tesouro Nacional e está disponível no Boletim de Estimativa da Carga Tributária Bruta do Governo Geral.

O novo índice teve um acréscimo de 2,14% em relação à carga tributária brasileira de 2020 (31,76%). De acordo com os dados divulgados, a retomada das atividades de comércio e serviços, e a reversão dos incentivos fiscais concedidos durante a pandemia da covid-19 colaboraram para o aumento da porcentagem. 

Confira abaixo os números de cada um dos componentes do Governo Geral:

tabela com as cargas tributárias 2021

.

.

.

.

.

.

.

.

Detalhamento da carga tributária brasileira em 2021:

Os impostos sobre bens e serviços compuseram 14,76% do índice total da carga tributária de 2021 e foram os mais relevantes. Em relação às Contribuições Sociais, evidenciam-se aquelas relacionadas ao RGPS — Regime Geral de Previdência Social — com 5,19%. 

A arrecadação federal mostrou acréscimo de 0,78% do PIB em relação ao Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), e 0,26% referente à Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). 

“Tal resultado é explicado essencialmente por 3 fatores: incremento real de 37,96% na arrecadação referente à estimativa mensal; incremento real de 68,24% na arrecadação do balanço trimestral; e incremento real de 19,82% na arrecadação do lucro presumido”, diz o texto divulgado pelo Tesouro Nacional. 

O sistema tributário brasileiro é complexo. Mas sua relação com ele não precisa ser. 

Na SW Advogados, procuramos compartilhar informações acerca do universo jurídico-tributário por entendermos a complexidade do assunto. Obter conhecimento sobre determinados tópicos relevantes para a sobrevivência das mais diversas organizações brasileiras — com certeza — faz toda a diferença. 

Você pode acessar os nossos conteúdos clicando aqui. Não esqueça que nossos especialistas estão sempre à disposição para tirar todas as suas dúvidas tributárias. Entre em contato conosco