Como um dos ramos da tecnologia que mais cresce, a Inteligência Artificial (I.A.) tem despertado cada vez mais o interesse de empresas e profissionais, independemente do meio em que atuam. É o caso da área jurídico-tributária, que, nos últimos anos, vem experimentando os benefícios de se contar com sistemas, softwares e programas baseados em I.A. E para demonstrar como a inteligência artificial aplicada ao direito tributário pode transformar carreiras e a realidade de escritórios, iremos mostrar neste texto alguns exemplos da grande otimização que essa tecnologia pode proporcionar. 

Confira:

Sobre a inteligência artificial

A inteligência artificial é um um dos ramos de estudo da Ciência da Computação. Possui esse nome, pois o seu principal objetivo é desenvolver mecanismos e dispositivos tecnológicos capazes de simular habilidades inerentes aos humanos, tais como o raciocínio e  a inteligência.

A inteligência artificial aplicada ao direito tributário

Desde robôs que realizam consultas jurídicas até softwares que analisam o padrão de julgamentos de uma corte para indicar a probabilidade de uma causa ser ganha ou não, a inteligência artificial tem contribuído em muito com a área jurídico-tributária, fornecendo ferramentas de grande utilidade aos advogados que nela atuam. 

Por meio de sistemas que mesclam robotic process automation (RPA – automação de processos robóticos), machine learning (aprendizado de máquina) e processamento linguístico, por exemplo, é possível classificar fatos geradores e decisões processuais para facilitar a pesquisa jurisprudencial que precede o ajuizamento de uma ação. Assim, os advogados podem se valer de argumentos e teses que já foram bem sucedidas ou mesmo encontrar novas possibilidades de abordagem. 

Ainda, existem programas que permitem a realização de petições de forma inteiramente automatizada, e, para tais sistemas, contar com os dados levantados pela I.A. é extremamente importante, visto que eles é que embasarão as solicitações apresentadas. 

A inteligência artificial tributária da Stürmer & Wulff 

A Stürmer & Wulff é uma firma jurídico-tributária que oferece soluções pautadas em diversas tecnologias, com destaque para a inteligência artificial. Por meio de sua jurimetria fiscal automatizada, ela oferece às empresas estimativas reais e assertivas sobre a probabilidade de sucesso em causas tributárias discutidas na esfera judicial — um trabalho exclusivo e grandemente inovador no mercado.

E mediante a Aliança Tributária, seu projeto de parcerias, a SW pretende expandir o alcance de suas soluções e ainda contribuir para o desenvolvimento da carreira de seus parceiros —  advogados que buscam novos horizontes e oportunidades no meio jurídico.

.

Para saber mais sobre a proposta da Aliança Tributária e conhecer as vantagens que ela pode lhe oferecer, entre em contato conosco. Converse com um de nossos especialistas e descubra como esse modelo de negócio pode transformar a sua performance na advocacia.