Porto Alegre | RS - Brasil
Rua Caeté, 246
Vila Assunção
CEP 91900-180
São Pàulo | SP - Brasil
Av. Washinyon Luis, 6675
,5 andar
CEP 04077-020
Acidentes de trajeto voltam a valer por acidente de trabalho após MP 905

Acidentes de trajeto são novamente equiparados a acidentes de trabalho

Com a expiração do prazo para votação da Medida Provisória 905, que instituiu o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo, as mudanças propostas pela MP também deixaram de valer. Uma delas foi a estabilidade de emprego em caso de acidentes de trajeto, que havia deixado de valer durante a vigência da MP.

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia afirma que, com a revogação da MP 905, volta a vigorar a Lei 8.213/91, que estabeleceu os direitos previdenciários no país.

Na prática, agora o acidente sofrido pelo trabalhador em deslocamento é equiparado ao acidente de trabalho, independente do meio de locomoção — inclusive veículo próprio. Isso garante ao trabalhador a estabilidade de emprego por ao menos 12 meses após a alta médica.

Outro benefício previdenciário que tem impacto com a alteração é o auxílio-acidentário, do qual os trabalhadores acidentados possuem direito. Até então, com a MP 905 em vigor, seria disponibilizado apenas o auxílio-doença, a partir do 16º dia de afastamento.

No entanto, o retorno da vigência da Lei 8.213/91 não garante o benefício de forma retroativa. Ou seja, os trabalhadores que, porventura, sofreram acidentes de trajeto enquanto a MP estava em vigor não terão o auxílio-acidentário, nem a estabilidade, garantidos, devendo ser cada caso analisado em conjunto por ambas as partes, buscando um acordo com concessões recíprocas.

.

Veja nossos outros insights.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × quatro =

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.