Um novo sistema de penhora on-line está sendo trabalhado pela Justiça, Banco Central e Fazenda Nacional. Projetado para começar a funcionar em setembro, o Sisbajud (Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário) tomará o lugar do já conhecido Bacen Jud. No entanto, já na primeira quinzena de junho, a plataforma atual receberá atualizações com novas funcionalidades.

Uma das principais novidades é a integração entre o processo judicial eletrônico (PJe) e o sistema de penhora on-line. Isso possibilita a automatização de ordens de bloqueio, desbloqueios e transferências de recursos a contas judiciais. Atualmente, todas essas informações precisam ser preenchidas manualmente pelo juiz.

A expectativa é que o novo sistema, o Sisbajud, tenha a função de desbloqueio automatizada — considerado o principal gargalo do Bacen Jud. Atualmente, é necessário que o juiz determine quais contas devem ser liberadas. O prazo, que é de 24 horas, não costuma ser cumprido em 80% dos casos — principalmente na Justiça Estadual.

.

Veja nossos outros insights.